Programa do Artesanato de Pernambuco destaca talentos de Petrolina

23 de setembro de 2010 at 17:00 Deixe um comentário


A Unidade Móvel do Programa do Artesanato de Pernambuco – Pape, estacionou na Orla de Petrolina desde o último dia 18 e vai prosseguir até o próximo sábado (25), apresentando e comercializando uma mostra considerável da arte produzida pelas mãos dos artesãos de Petrolina. São carrancas, santos e flores em madeira e pedra, colchas em tecido, potes em palha e peças utilitárias, que traduzem com fidelidade e beleza criativa o imaginário regional de nomes como Roque Santeiro, Biu dos Anjos, Pintor, Ângela Lima, Nildo, Mazinho, Regina Ferraz, Da Paz, Rose Delmino, Antonio Lisboa e Maria da Paixão.

A Unidade Móvel do Pape – uma carreta com uma área de exposição climatizada de 16 metros, iluminação adequada, banheiros e vídeos, é um projeto cultural do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico AD-Diper em parceria com o Sebrae. Segundo o diretor de Artesanato da AD-Diper, Roberto Lessa, a estrutura móvel de divulgação e incremento do artesanato pernambucano veio à Petrolina por ocasião das comemorações aos 115 anos do município.

“ Estamos participando, juntamente com a Fundarpe, como parte do projeto Pernambuco Nação Cultural, destacando o rico e variado artesanato criado no município. Petrolina tem nomes de grande representatividade no cenário nacional, já referendados em muitas das feiras realizadas em nosso Estado e em várias regiões do país”. Roberto Lessa adiantou ainda que o movimento de visitantes tem sido muito bom e os artesãos estão vendendo bem suas peças. Ele fez uma avaliação positiva e garantiu que a Unidade Móvel do Pape vai estar em Petrolina no ano que vem, comemorado os 116 anos de emancipação política da cidade.

Para o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, a iniciativa não poderia ser mais oportuna. “Tivemos uma participação grandiosa na última Fenearte, onde nossos artesãos comercializaram muito bem suas produções e ainda saíram de lá com muitas encomendas. Juntar o acervo produzido por nossos mais expressivos nomes em uma exposição com a estrutura adequada do Pape, significa divulgar, entre nós e àqueles que nos visitam no aniversário de Petrolina, parte substancial do talento, produzido por nosso povo”.

A Unidade Móvel do Pape está expondo também uma mostra com trabalhos resultantes da oficina Arte de Ser Especial, onde alunos portadores de necessidades especiais de Petrolina-PE e Sobradinho-BA mostram em expressivos trabalhos na técnica óleo sobre tela uma série de paisagens tendo como motivo o homem e a natureza. Depois desta temporada em Petrolina, a Unidade Móvel do Pape, que está vindo do Circuito do Frio, onde esteve em Garanhuns, Triunfo, Pesqueira e Gravatá, vai levar o projeto para outros Estados brasileiros, expondo o artesanato produzido em todas as regiões pernambucanas.

Clas Comunicação

Anúncios

Entry filed under: * Eudes Sampaio, Cultura, Geral. Tags: , .

Mano convoca seleção, mas Neymar está fora Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico realiza exames rápido para diagnóstico do HIV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Visitantes

  • 22,305 Visitantes

Agenda

setembro 2010
D S T Q Q S S
« jun   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Seja nosso seguidor no Twitter

Siga João Barbosa no Twitter

  • A polícia federal é o orgulho nacional. Ainda existe esperança pra o nosso Brasil!!! 11 months ago
  • Feliz 2016 !!!!! 1 year ago
  • A conta de luz chegou. Estou passando mal. Onde isso vai parar? 1 year ago
  • Daqui a pouco vamos entrevistar o candidato a reitor da Univasf , Luiz valora. Daqui a pouco, no programa Univasf Debate !!! 1 year ago
  • Foi só eu ligar a TV e saiu um gol da Argentina. Vou desligar aqui o televisor. 1 year ago

Tópicos recentes

Mais Acessados

  • Nenhum

Feeds

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 1 outro seguidor

free counters

%d blogueiros gostam disto: