A noiva de vermelho,verde e amarelo*

26 de outubro de 2009 at 11:31 Deixe um comentário


pmdbCasamento, ato de celebração, de festa onde dois amores se juntam e começam a traçar planos de uma nova vida.  Como a sabedoria popular diz que tudo na teoria é bonito na realidade nem sempre é assim. Não estou falando dos inúmeros casamentos oriundos de casos de amor falo dos casamentos (ou conchavos) políticos que existem.

Quando um noivo procura sua cara metade quer encontrar nela o que falta nele assim também acontece com as coligações e junções para administração.  Não existe hoje claramente uma troca de noiva por dote digo claramente, pois as relações sociais ainda dão valor às posses que a noiva ou sua família possui.

Uma noiva robusta e com muito a oferecer é o PMDB. O partido ostenta o titulo de maior do Brasil com uma bancada de 97 deputados federais, 19 senadores, 9 governadores , 6 ministros representando uma liderança forte em âmbito nacional  em que o faz sambar e sapatear em cima do  presidente Lula que também ostenta  ser o presidente com maior aceitação entre o eleitorado.

Mas, por que o governo se rende as pressões do PMDB?? Uma pergunta que ecoa nas rodas políticas, porém ao passo das ações desenvolvidas por Jose Sarney também do PMDB, presidente do Senado, todos sabem as respostas.  Abertura para receber pessoas com um passado vamos dizer “não grato com a sociedade” porem recheado de voto (é o que interessa hoje em dia) a presença marcante de alguns caciques e essa real expressão na esfera federal mostra o ponto onde o governo se  rende.

Essa semana o presidente do partido deputado por São Paulo e presidente da Câmara Federal condicionou o apoio ao candidato do governo caso a vaga de vice fosse dada ao PMDB, com a desculpa de “ser o maior partido do Brasil”.

Essa megalomania não é um privilégio do partido nacional. Aqui na Bahia a noiva, a metade da laranja na eleição de 2006 onde consagrou o atual governador Jaques Wagner ao cargo Maximo da esfera estadual de poder, TAMBÉM ostenta seu titulo de nobreza. A noiva chega à igreja (o palácio de Ondina) gozando do ditado que atrás de um grande homem existe uma grande mulher. Desemborcam no poder com o vice-governador, dois secretários estaduais de pastas fundamentais, com oito deputados estaduais para  a base de sustentação, 3 deputados federais.

Não demorou muito as rugas que vem com o tempo de união começaram a aparecer. A vaidade dos membros do casal foi maior do que o amor que os uniu em 2006. Três anos depois o divorcio veio e da pior maneira possível. Pela mídia.

PMDB larga o governo Wagner e lança à candidatura do ministro Geddel Viera Lima ao palácio de Ondina. O partido do ministro entregou seus cargos e as secretarias. A briga do casal foi repleta de disse-me-disse começando na sucessão municipal da capital baiana quando o PT largou a candidatura de João Henrique e lançou a do então deputado federal Pinheiro.

Como já diz o ditado: rei morto rei posto, o governo já procura outra noiva para colocar no lugar. Com a idéia da bigamia, a primeira é a trupe do ex-governador Otto Alencar que desembarca no governo com mais de 70 prefeitos seis deputados estaduais e três federais. Em troca Otto seria o outro nome ao senado na chapa encabeçada por Wagner junto com a deputada federal Lídice da Mata.

Em busca de outras noivas o governo vai oferecer os mais de 500 cargos na administração, duas secretarias e uma dezena de empresas publicas que antes eram geridas pelo PMDB para trazer de vez o PDT do deputado Roberto Carlos, e outras “Virgens” para o altar.

* Alusão as cores do partido.

Texto publicado no Jornal Folha do São Francisco

Por: Welington Junior

Anúncios

Entry filed under: * Welington Junior, Política. Tags: .

Programa Especial O papel dos nossos deputados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Visitantes

  • 22,305 Visitantes

Agenda

outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Seja nosso seguidor no Twitter

Siga João Barbosa no Twitter

  • A polícia federal é o orgulho nacional. Ainda existe esperança pra o nosso Brasil!!! 11 months ago
  • Feliz 2016 !!!!! 1 year ago
  • A conta de luz chegou. Estou passando mal. Onde isso vai parar? 1 year ago
  • Daqui a pouco vamos entrevistar o candidato a reitor da Univasf , Luiz valora. Daqui a pouco, no programa Univasf Debate !!! 1 year ago
  • Foi só eu ligar a TV e saiu um gol da Argentina. Vou desligar aqui o televisor. 1 year ago

Tópicos recentes

Mais Acessados

  • Nenhum

Feeds

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 1 outro seguidor

free counters

%d blogueiros gostam disto: